Conheça Leci
Deputada  Leci Brandão

Deputada Leci Brandão

Em fevereiro de 2010, Leci Brandão filiou-se ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e candidatou-se ao cargo de Deputada Estadual pelo estado de São Paulo, tendo sido eleita com mais de 85 mil votos. Leci Brandão afirmou que sua atuação no Legislativo paulista vai se concentrar em projetos de inclusão de negros nas universidades, no respeito à Lei Maria da Penha, defesa dos professores, no combate à intolerância religiosa e à homofobia.

Sob a coordenação da deputada Leci Brandão (PCdoB), a Frente será composta por 40 parlamentares de 16 partidos.

Com mais parlamentares negras, indígena e representantes de comunidades tradicionais, a Frente retoma os trabalhos na atual legislatura, após quatro anos de interrupção

Parlamentares e representantes da sociedade civil organizada convidam para o lançamento da Frente Parlamentar para Promoção da Igualdade Étnico-Racial em Defesa dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais, que acontece no dia 8 de maio (quarta-feira), às 18h30, no Auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa. A Frente será presidida pela deputada Leci Brandão (PCdoB) e a vice-presidência será compartilhada entre as deputadas Érica Malunguinho e Bancada Ativista (ambas do PSOL).

O ato de lançamento contará com a presença de organizações dos movimentos negro e indígena, comunidades tradicionais, instituições que trabalham pela equidade racial e intervenções artísticas.

O objetivo da Frente será promover ações e políticas públicas voltadas para a superação do racismo e das desigualdades étnicas e raciais. Os trabalhos serão divididos em sete eixos temáticos: Mulheres Negras, Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais, Racismo Religioso, Trabalho e Empreendedorismo, Violência Institucional, Saude e Educação. Na ocasião, será apresentado o plano de trabalho, que será aberto à participação popular.

A Frente Parlamentar para Promoção da Igualdade Étnico-Racial retoma as atividades na atual legislatura, após quatro anos de interrupção, por ausência de outros parlamentares negros e indígenas, além da deputada Leci Brandão.

SERVIÇO: Frente Parlamentar para Promoção da Igualdade Étnico-Racial e em Defesa dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais
Data: 8 de maio de 2019 (quarta)
Horário: 18h30
Local: Auditório Paulo Kobayashi (andar Monumental) - Assembleia Legislativa de SP (Av. Pedro Álvares Cabral, 201)
Realização: Assembleia Legislativa de São Paulo
Presidente: Deputada Leci Brandão (PCdoB)
Vice-presidente: Deputada Erica Malunguinho (PSOL) e Mandata Bancada Ativista (PSOL)
Apoio: PCdoB, PSOL, PT, PDT, REDE, PRB, PSB, PTB, AVANTE, PSL, PSDB, PODEMOS, DEM,PR, PP, MDB, PPS SOS Racismo
Informações: (11) 3886-6790

Tuesday, 16 April 2019 12:54

Dia de Ogum: conheça os homenageados

Será realizada no dia 26 de abril, a 4ª edição do Ato Solene em celebração ao Dia de Ogum. Neste ano o evento acontecerá no Centro Cultural São Paulo, sala Adoniran Barbosa. Iniciativa da deputada estadual Leci Brandão, o evento destaca pessoas e entidades que contribuem para a defesa, preservação e valorização das tradições de matriz africana

Thursday, 14 March 2019 20:40

Circuito de Rodas de Samba Ed. 100 anos

Wednesday, 13 March 2019 16:01

Medalha Theodosina 2019

Sunday, 14 October 2018 20:56

Tabela de projetos

No dia 10 de outubro, as 18h30, será realizada audiência pública na Assembleia Legislativa para discutir o extermínio da juventude negra em São Paulo. O evento é promovido pelos deputados Leci Brandão e Carlos Bezerra, em conjunto com organizações do movimento negro e de direitos humanos.

A audiência é motivada pelos números do Atlas da Violência no Brasil, que atestam um crescimento dos homicídios que atingem principalmente negras e negros nas periferias. Segundo o estudo, de cada cem pessoas assassinadas, 71 são negras. De acordo com informações do Atlas, negros possuem chances 23,5% maiores de serem assassinados em relação a brasileiros de outras raças, já descontado o efeito da idade, escolaridade, do sexo, estado civil e bairro de residência. Outro dado inferido deste estudo é que os jovens entre 12 e 29 anos são os que têm maior probabilidade de serem vítimas. Outro dado preocupante do Atlas é o crescimento do feminicídio que vitima mulheres negras. Enquanto a mortalidade das mulheres não negras (brancas e asiáticas) caiu 7,4% entre 2014 e 2015, houve um aumento de 22% entre as mulheres negras.

A intenção das organizações do movimento negro com esta audiência é apresentar propostas para os órgãos públicos do Executivo, Legislativo e Judiciário para enfrentar o problema. Para tanto, foram convidados para esta audiência pública representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Ouvidoria da Polícia, Corregedoria da Polícia, Secretarias Estaduais da Justiça, Direitos Humanos, Administração Penitenciaria, além dos parlamentares da Casa.

Além dos representantes dos órgãos públicos e os parlamentares, a audiência contará também com representantes de organizações do movimento negro como a Convergência Negra, Frente Alternativa Preta, Marcha das Mulheres Negras, Rede de Proteção e Resistência ao Genocídio, Mães de Maio, além de entidades de jovens e mulheres da periferia. Também está prevista a presença de representante do IPEA que elaborou o Atlas da Violência.

SERVIÇO
Audiência Pública Contra o Genocídio da Juventude Negra

10 de outubro – terça-feira -18h30
Auditório Paulo Kobayashi

Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera – São Paulo/SP

Confirme presença no evento: https://goo.gl/kbkTGF

Realização
Assembleia Legislativa de São Paulo

Iniciativa
Mandato da Deputada Leci Brandão
Mandato do Deputado Carlos Bezerra Jr.
Convergência Negra – Unidade Contra o Racismo
SOS Racismo
Marchas das Mulheres Negras de São Paulo
Frente Alternativa Preta
Rede de Enfrentamento ao Genocídio

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa
Gabinete da Deputada Leci Brandão
deputadalecibrandao@gmail.com
(11) 3886-6790, com Carla/Carina

 

Mais informações

Secretaria de Gabinete
(11) 3886-6790lecibrandao@al.sp.gov.br

*o estacionamento da ALESP estará liberado para o evento

Leci Brandão nasceu no Rio de Janeiro em 12 de setembro de 1944. É cantora, compositora e umas das mais importantes intérpretes de samba da música popular brasileira. Começou sua carreira musical no início da década de 1970, tornando-se a primeira mulher a participar da ala de compositores da Estação Primeira de Mangueira, do Rio de Janeiro. Ao longo de sua carreira, gravou 25 álbuns, entre eles, três compactos e 2 DVDs. Entre 1984 e 1993, Leci foi comentarista dos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro pela TV Globo. Após uma pausa de seis anos, voltou a comentar o Carnaval carioca de 2000 a 2001. Entre 2002 e 2010 comentou os desfiles das Escolas de Samba de São Paulo pela mesma emissora. Em 2004, tornou-se Conselheira da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e membro do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, permanecendo nestes postos por dois mandatos (4 anos). Em fevereiro de 2010, filiou-se ao PCdoB e candidatou-se ao cargo de deputada estadual por São Paulo, tendo sido eleita e reeleita em 2014. Como parlamentar, Leci Brandão se dedica à promoção da igualdade racial, ao respeito às religiões de matriz africana, à educação e à cultura popular brasileira. Segunda deputada negra da história da Assembleia Legislativa de São Paulo, Leci também levanta a questão das populações indígenas e quilombolas, da juventude, em especial pobre e negra, das mulheres e do segmento LGBT. É madrinha do Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé, bicampeã do carnaval, agremiação que acompanha desde 2012 quando Leci foi tema do enredo da escola. Leci Brandão completou 40 anos de carreira artística em 2015 e lançou um novo trabalho, ‘Simples Assim – Leci Brandão’, em 2017. Por este trabalho, em 2018, Leci foi premiada na categoria melhor cantora de samba pelo 29º Prêmio da Música Brasileira. No mesmo ano, foi reeleita para um terceiro mandato como deputada estadual pelo PCdoB nas eleições de 2018. Atualmente, é Ouvidora Adjunta da ALESP, membro das comissões permanentes de Educação e Cultura, Defesa dos Direitos do Consumidor e Defesa dos Direitos das Mulheres. É coordenadora das Frentes Parlamentares para Promoção da Igualdade Étnico-Racial em Defesa dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais; Privatizações e em Defesa do Patrimônio e dos Serviços Públicos de Qualidade; e Defesa do Carnaval Paulista e Escolas de Samba. Já apresentou mais de 100 projetos, tendo 40 Leis aprovadas até maio de 2019.

Page 1 of 7

parceria

Seja Bem-Vind@ | Conheça Leci | Propostas | Notícias | Espaço Cultura e Diversidade | Informativos fala Leci | Mais Publicações

Gabinete da Deputada Leci Brandão
Av. Pedro Alvares Cabral, 201, sala 3024, 3º andar
São Paulo - SP - Fone: (11) 3886-6790
Secretaria e agendamento: lecibrandao@al.sp.gov.br
Comunicação e imprensa: deputadalecibrandao@gmail.com
Desenvolvido por MOVIMENTO WEB E ARTES GRÁFICAS E WEBGERAL